Social / Educação

A Banda Terráquea se envolve com a educação através de 3 modalidades:

1) Nas apresentações da Banda Terráquea, nossas musicas autorais, mostram a harmonização entre a cultura musical do Rhythm & Blues Norte Americano e a cultura Afro-Brasileira. Esta síntese musical é um exemplo vivo que as mentes abertas podem ser educadas para unir e criar uma nova expressão artística que pode impactar positivamente nos artistas e no publico.

2) Na Participação da Banda Terráquea em eventos musicais, tais como festivais de musica ou eventos temáticos culturais, a banda sempre busca oferecer oficinas de musica vinculadas a eventos. As oficinas de canto coral bilíngüe, as oficinas de percussão e as oficinas de harmonia são dirigidas pelos nosso músicos qualificados e certificados com nível superior na área de educação musical.

3) As Oficinas nas universidades visam trabalhar em conjunto com os professores e alunos universitários dos cursos da área de Música no primeiro momento. Em seguida, buscamos “concretizar” e “multiplicar” a educação apresentando professores e alunos para a comunidade, integrando-os na condução das oficinas, junto com os integrantes da Banda Terráquea.

Confira a galeria de fotos:

tamarcuicacoralbilingue

AS OFICINAS:

Processo de ensino/aprendizagem, a partir de atividades laboratoriais desenvolvidas num curto período de tempo (máximo de 03 horas por oficina) e centradas, sobretudo, na vivência e na experimentação com base numa pedagogia por projetos que alia a teoria à prática – CONSTRUTIVISMO – conduzida por profissional capacitado que utiliza mecanismos específicos (instrumentos, técnicas e equipamentos), voltados ao desenvolvimento de aptidões, habilidades e à qualificação do desempenho de uma atividade profissional.

O objetivo das aulas é de mostrar que a música deve ser pensada como meio de expressão, uma nova maneira de perceber novos conceitos. com o tempo, a criança/adolescente/universitário irá se interessar por uma linguagem musical, pela qual sabe que poderá se comunicar. é o mesmo interesse que leva a alfabetização: a criança quer aprender a ler, escrever e decifrar o código dos adultos. a musicalização, de certa forma, além de abrir os olhos sobre a beleza do mundo artístico, é uma alfabetização musical .