RHYTHM & BLUES E MATRIZES AFRO-BRASILEIRAS
Inspirada na missão de conectar a música com ações e atitudes em prol do Planeta Terra, a Banda Terráquea traz a mistura do Rhythm & Blues com os elementos musicais de matrizes afro-brasileira. Composta por renomados músicos da cena baiana e pelo norte americano, radicado na Bahia, Lon Bové (nove indicações para o Grammy), a banda traz um repertório autoral envolvendo o público na mágica atmosfera da música afro-brasileira.
MÚSICOS
Lon Bové
Vocal / Guitarra
Lon Bové, o bluesman norte-americano que obteve nove indicações para o Grammy (o Oscar da música) pelo CD "M.O.T.H.", vive hoje em Salvador pesquisando os vários ritmos musicais da Bahia.
Cantor, guitarrista, compositor, mestre em educação pela Universidade do Alabama , o artista traz a tradição do blues em sua bagagem musical, percorrendo também a música "second line" (versão axé de New Orleans), surf, soul, rock e rhythm and blues, e mesclando a eles elementos da música brasileira como o samba, ijexá e outros.
Segundo Lon Bové, todas essas tradições são, em última análise, provenientes da África.
Janis Dominique
Vocal
Janis Dominique (25 anos) é cantora, compositora e atriz, de Salvador - Bahia. Começou sua carreira artística aos 19 anos como atriz em um musical que homenageava Chico Buarque, evento que lotou o teatro Eva Hertz em sua estreia, onde performou as canções do grande Chico.
Em 2019 passou a se envolver em mais projetos musicais, como apresentação em sarais, eventos, bares, e no ano de 2020 lançou seu primeiro single intitulado por Vênus, sendo uma de suas primeiras composições divulgadas, com isso reuniu mais de 6K de plays no Spotify. Assim iniciou sua carreira solo, aparecendo em matérias como no BNews, e outras mídias.
Gabriel Bové
Vocal
Filho do músico norte-americano Lon Bové, indicado nove vezes ao Grammy Latino, e da jornalista Aina Kaorner, o cantor, Gabriel Bové, tem apenas 20 anos, mas convive com música e arte desde que estava na barriga da mãe.
Além de interpretar canções de Ed Sheeran, Red Hot Chili Peppers e até mesmo Frank Sinatra, Gabriel já tem composições próprias e fundou uma banda de “reggae metal”, como ele mesmo diz, chamada Crayons (Giz de cera, em inglês).
Na Banda Terráquea, Gabriel faz backing vocal ao lado do pai e canta alguns dos principais sucessos nas plataformas de streaming.
Gilmar Chaves
Trombone
Universidade Federal da Bahia - Graduação Trombone
Músico · De 7 de março de 1993 até o momento.
Músico
Trombonista- · De 1993 até o momento
Rumpilezz
trombonista · Salvador
Ivanzinho Pacapuco
Percussão
Mestre de percussão da Banda Terráquea! Veterano na música baiana, tocou com os principais nomes do Axé Music e da MPB, como Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Fafá de Belém, Maria Bethânia e Ana Carolina.
Seu solo é marcado pelas batidas e ritmo dos sagrados rituais afro-brasileiros e só quem presencia sabe da energia que invade o nosso palco!
Victor Brasil
Bateria
Vindo de uma família de músicos, o jovem baterista ganhou destaque no cenário musical baiano, sendo requisitado por grandes nomes nacionais e internacionais, como Jonatan Nascimento, Ivan Huol, Daniela Mercury, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Luiz Caldas e Armandinho Marcelo.
Victor participa de diversos projetos musicais, entre eles, com os artistas Mou Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Jurassik Quartet e integra a banda da cantora Daniela Mercury, Banda Terráquea e o projeto “Radio Terra”.
Mikaele Soares
Vocal
Desde adolescente imaginava a música como um lugar seguro para administrar minhas emoções, um lugar de refúgio onde podia me expressar e ser quem eu queria.
Acredito que a música nos eleva, nos transmuta e direciona para lugares incríveis. Acredito também em um ensino de música livre, saudável, organizado onde o bem querer está acima de apenas um aprendizado sob obrigação.
A satisfação no aprendizado de música traz um fazer musical contínuo, uma resiliência diante das dificuldades não só do mundo da música, mas de toda uma vida, dessa forma o aprendizado musical é consolidado e não se acaba diante de qualquer dificuldade.
O intuito das aulas de música é promover experiências musicais, apresentar inúmeras formas de como pode haver desenvolvimento em um ou vários instrumentos específicos.
As aulas também irão oferecer algumas vertentes acerca da música e suas sonoridades, promovendo aulas participativas, oficinas musicais de técnicas vocais, instrumentais e composição onde a criatividade será um ingrediente especial.
Natural de Fortaleza-CE, Mikaele Soares, iniciou seus estudos na música aos 11 anos, passou por diversas instituições artísticas como: Instituto Pão de Açúcar, Sesi-CE, Osquestra Filarmônica do Ceará, Conservatório de Tatuí-SP, Instituto federal de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás onde participou da turnê atuando no Beethoven Festival na Alemanha, fez concertos com músicos renomados dentre eles Yamandú Costa, Renato Borguetti, participou como convidada do festival Villa Mix no show da dupla Matheus e Kauan, entre outros espetáculos.
Atualmente é professora graduada, licenciada em música e leciona desde 2014 no projeto de sua autoria, Música Educa em Camaçari-BA, já formou mais 300 alunos nos cursos de musicalização e de instrumentos específicos como violão, ukulelê, viola, violino, canto, teclado e flauta doce.
Luiz Rocha
Gaita
Olá!
É com enorme satisfação que venho me apresentar musicalmente! Chamo-me Luiz Rocha, e desde 2003 que eu participo tocando gaita em shows e gravações, do blues ao rock, do Soul ao Funk, do country ao pop, do reggae ao regional, além de lecionar e palestrar sobre esse magnífico instrumento.
Já me apresentei em diversospalcos de Salvador com banda, lançando em 2008 o álbum autoral intitulado "Pise Fundo", e endossei a fabricante de gaitas "Bends Harmônicas" no período de existência da mesma, tocando na Expo Music SP portrês anos consecutivos para representar a gaita Soteropolitana.
Também uma das atrações principais no VI Fórum Harmônicas Brasil (Fortaleza), no 1º Festival de Blues de Camaçari e no do Capão, idealizei o projeto"Papo de Gaita", que vem fomentando a cultura deste instrumento em Salvador/Ba e circulei no Recôncavo, pelo Edital Setorial e Música da FUNCEB, difundindo a banda de gaitas Zona Harmônica, nascida a partir deste projeto, e a qual também integrei.
Enfim, além destas e outras, venho atuando por anos na banda Terráquea e estou muito contente e empolgado para iniciar as aulas de gaita no Projeto Rádio Terra, onde prometo equilibrar teoria e prática, e utilizar uma linguagem simplificada para transmitir os fundamentos e curiosidades deste"grande" instrumento que tanto admiro!
Gleison Coelho
Saxofone
Saxofonista e flautista de Salvador, formado em saxofone pela UFBA. Estudou também UPB (Universo Percussivo Baiano) na FUNCEB e Rumpilezzinho, com o Maestro Letieres Leite.
Criador do Quarteto de Saxofones e Percussão IJESAX, acompanhou orquestras, bandas e artistas como Mateus Aleluia, Lazzo Matumbi, Banda IFÁ, Orquestra Afrosinfonica, Okwei Odili, Maglore, entre outros.
Atualmente integra os metais da Banda Trraquea além de participar das orquestras Sonora Amaralina (Cumbia) e Skanibais Ska Orquestra (Ska).
Lucas Decliê
Saxofone
Criador do Quarteto de Saxofones e Percussão IJESAX, acompanhou orquestras, bandas e artistas como Mateus Aleluia, Lazzo Matumbi, Banda IFÁ, Orquestra Afrosinfonica, Okwei Odili, Maglore, entre outros.
Atualmente integra os metais da Banda Trraquea além de participar das orquestras Sonora Amaralina (Cumbia) e Skanibais Ska Orquestra (Ska). aaa you i i Participou do Festival de Jazz do Capão de 2019, representando a Escola de Música da UFBA com o quarteto Alquife. Tocou e gravou com diversos artistas como: Banda Terraquea, Orkestra Rumpilezz, Mou Brasil, JAM no MAM, Skanibais, Sonora Amaralina, Marcia Short, Saulo Fernandes, Lazzo Matumbi, Larissa Luz, entre outros.
Vanessa Melo
Voz
Graduada em clarinete pela UFBA em 2012, Vanessa Melo é uma artista versátil, curiosa e pedagoga. Ela participou do Neojiba, se apresentou em vários encontros de clarinetistas nacionais e internacionais, integrou o Rumpilezzinho e o projeto Pradarrum do grande percussionista e alabê Gabi Guedes como clarinetista e cantora.
Abriu o Carnaval 2015 ao lado de Lazzo Catumbi e Tote Gira no projeto “Batuques de Coração”, é integrante da Banda Alma, fez muitas participações além de ser a embaixadora de Ethno Bahia, o projeto de intercâmbio musical da ONG Jeunesses Musicales International que acaba de acontecer no Recôncavo.
Vitor Magalhães
Baixo
Baixista, atuante no mercado musical brasileiro desde 1993.
Iniciou sua carreira acompanhando artistas de sua cidade natal, Salvador. Trabalhou com os artistas baianos de maior destaque, como, Vitor Brasil, Lon Bové, Banda Terráquea, SuperVotz e tantos outros.
Participou ainda, de vários projetos com artistas de renome nacional. muitas faixas nos CDs DVDs acompanhou turnês pela região do Brasil.
E juntamente com Lon Bové integra a banda Terráquea, banda que propõe um conceito musical diversificado, aglutinando informações musicais que vão do regional baiano até a atmosfera mais rebuscada da musica norte americana, tudo isso unido a um modelo sócio educacional
Jair Rocha
Bateria
Baterista e compositor.
Músico com boa experiência no mercado de show e gravações .
É integrante da banda MANOSPRETO. Já trabalhou com Jauperi, Carla Visi, Hugo Sanbone Trio, Daganja, grupo Cabeça de nós todos, Dagama( ex guitarrista do Cidade Negra), Luedji Luna, Parangolé.
Músico atuante da cena reggae soteropolitana. Tocou com alguns artistas internacionais como por exemplo Papa Zodiac, Mitchell Brunings ( cover oficial de Bob Marley) e a banda Kingstomstage.
Angela Velloso
Vocal
Angela Velloso sempre conviveu com a música por consequência da rotina de seu pai, o violonista, arranjador e compositor, Duarte Velloso. Ela canta e compõe desde criança, em festivais da escola ganhou prêmios de melhor composição e melhor intérprete, partindo logo em seguida a seus primeiros shows na cidade de Salvador.
Estuda Música Popular na Universidade Federal da Bahia, onde foi aprovada em primeiro lugar em 2016. Em 2019 realizou um intercâmbio em Jazz e Música Popular em Mannheim, na Alemanha, mesmo ano em que foi lançado seu primeiro álbum autoral Reisen (disponível em todas as plataformas digitais). Em 2021 participou do 'Festival de Jazz do Capão' com o 'Angela Velloso Quarteto' e, junto ao grupo Jacarandá, gravou "Queda D'água", arranjo vencedor do XIX Festival da Educadora FM. Em 2022 fez parte do Festival Garcia D'ávila com seu Quarteto.
Hoje, Angela dá continuidade a sua carreira gravando seu segundo álbum autoral e outros projetos paralelos. Hoje, faz parte da Banda Terráquea e atua como professora de Canto e Teoria Musical.
Isaias Rabelo
Piano
Isaias Rabelo é natural de Periperi, Bahia, Brasil. O músico começou sua carreira profissional aos 11 anos, tocando piano na banda e coral da igreja, de forma autodidata, sem nunca ter feito aulas de piano.
Aos 13 anos, foi aceito num curso de extensão da UFBA em Piano, onde se dedicou aos estudos por quatro anos, ate ingressar como aluno na graduação.
Ele cursou a faculdade de música na UFBA e obteve dois diplomas, um sendo a Licenciatura em Música e outro em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
Isaias também é pós-graduado em musicoterapia e é considerado referência como pianista de jazz na Bahia.
Isa Meirelles
Vocal
Isa Meirelles, cantora, compositora, professora de canto e graduanda em Canto Popular na UFBA, atua em diversos contextos musicais.
Integrou as bandas Banbaile, Voo de Baile, Salsa e Dendê, e com elas participou de eventos como a Feira da Cidade e a Varanda do Sesi. Participou do carnaval de Salvador como parte integrante da banda da cantora Sarajane no ano de 2017; gravou o disco "Territoriamente" com a artista baiana Iane Gonzaga e do disco de Rafael Ávila "Eu Não Sou o Chico".
Fez seu primeiro show solo em 2018, onde pôde expressar sua visão de música, mesclando canções autorais e covers de artistas nacionais sob influência de ritmos Afro Baianos e da música brasileira.
Em 2021 foi finalista da edição XIX do Festival da Educadora com a música "Regênese" composta por Isa e Jordi Amorim que também produziu e tocou.
Há 2 anos Isa é professora de canto particular, diretora vocal e integra a equipe da FOCO - Usina de Artes como professora de música (canto coral e música para espetáculo) do Ensino Fundamental I e II. Nos anos de 2020 e 2021 ministrou workshops para grupos vocais de jovens e adultos.
Everaldo Pequeno
Trompete
Baiano da cidade de Salvador, Everaldo do Espirito Santo atua como músico profissional desde 2002 tendo o trompete como instrumento.
Ao longo de sua carreira trabalhou e atuou como trompetista freelancer junto a diversas bandas e artistas do cenário musical baiano tais como: Timbalada, Adão Negro, Jau Peri, Pierre Onassis, Adelmário Coelho, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Adelmo Case, Pedro Mariano, entre outros.
Em 2011 ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA), onde teve o privilegio de estudar com renomados trompetistas do âmbito nacional e internacional dentre os quais estão: Joatan Nascimento, Heinz Karl Schwebel e Charles Schlueter, Adan Rapa, Nailson Simões...
Concluindo o curso de bacharel em instrumento no ano de 2014. Em 2016 retornou à UFBA para cursar o mestrado, o qual concluiu em 2018. Atualmente é estudante de licenciatura em música na referida universidade.
Everaldo Pequeno, como é conhecido no meio artístico, tem amplo alcance na sua atuação enquanto músico, trabalhando como “freelancer” em gravações, dentre as quais podemos listar, a participação em Dvds de artistas como Will Carvalho, Gerônimo Santana e também em álbuns de grupos como Orquestra Afrosinfônica, Adão Negro, Terra Samba, BaianaSystem, Margarete Menezes, Leo Santana, entre outros.
Participou de eventos importantes como o Encontro Internacional de Trompetistas organizado pela ABT (Associação Brasileira de Trompetistas), como trompetista convidado na Western Illinois University Jazz Band, em um intercâmbio promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 2014 em Salvador/Ba.
É sócio fundador, trompetista e chefe de naipe da Orquestra Afrosinfônica, onde teve o privilégio de participar de concertos junto a grandes artistas e instrumentistas como: Maria Bethânia, Chico Cesar, Mateus Aleluia, Sizão Machado e Toninho Horta.
Além disso, atuou/atua como trompetista em outras orquestras do cenário baiano, como: Orquestra Rumpilezz, Banda Filarmônica da UFBA, UFBand, Orquestra Sinfônica Popular de Camaçari, Orquestra de Todos os Santos, Orquestra Benutti, Banda Sinfônica da UFBA, Sanbone Pagode Orquestra, demonstrando sua versatilidade transitando pela música popular e erudita.
Marcelo Rocha
Baixista
Atuação:
Baixista, Compositor, Arranjador , Diretor musical, Produtor musical, Sócio/Músico da Banda Manospreto.
Formação:
Licenciando em Música/UNEB.
Técnico em Instrumento musical/ Baixo Elétrico CEEP - Música
Monitor de Ensino do Curso de Música/UNEB dos Componentes:Pesquisa e Prática Pedagógica I 2021.1; Práticas Musicais Coletivas I em 2021.2
Experiência:
27 anos
Experiência em Conselho de Cultura:
Ex-Conselheiro titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Salvador do Território Cabula/Tancredo Neves.
Curso Método Canavial Formação de Produção Cultural coletiva e comunitária.
Marcelo Rocha, músico com grande experiência no mercado de gravações e shows.
Trabalhou durante 04 anos com o Produtor e empresário musical baiano, Wesley Rangel, nos estúdios WR, gravando CDs, jingles e trilhas.
Experiência em Estúdio e Shows:
Carla Visi, As Meninas, É o tchan, Chiclete com Banana, Vixe Mainha, Sarajane, Walter Queiroz, Renato Fechine, Jorge Portugal, Jeremias, Patrulha do Samba, Axé Blondie, Daniela Mercury, Saulo,Timbaúba, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Mariene de Castro, Otto, Mariana Aydar, Karina Burh,Baby do Brasil, Gaby Amarantos,Jorge Mautner,Cheik lo( Artista Senegalês), Eládio dos Panteras, Malê de Balê, dentre outros.
GRAVAÇÃO DE DVD:
Mônica Sangalo, Lela Badaró, Renato Fechine, Pimenta N’ativa, Cabeça de nós todos e Daniela Mercury.
Dividiu palco com grandes nomes do reggae internacional, a exemplo de Alpha Blond, Don Carlos, Israel Vibration, Groundation, entre outros. No Brasil, já dividiu o palco com Natiruts, Planta e Raiz, Mato Seco, Vibrações, Edson Gomes.